
Neste post é apresentado a Matriz de LEDs 8 x 8 Wantronics. Matrizes de LEDs são muito utilizadas para imprimir mensagens e pictogramas.
Para estudo e aprendizagem, foi feito um projeto de uma placa de circuito impresso, com 64 LEDs 0805, dispostos na forma de uma matriz.
Para o layout da placa de circuito impresso, foi utilizado o software Kicad EDA.
Na figura abaixo é mostramos o diagrama esquemático da matriz.

A seguir são mostramos os detalhes do layout da placa de circuito impresso:

A placa possui 100 x 100 mm.
Em projetos de placas de circuito impresso, é preferível que as placas fiquem com o tamanho menor possível, pois isso reduz os custos na hora da produção da PCB, principalmente em grandes quantidades. A placa poderia ser bem menor, uma vez que é possível observar uma grande quantidade de área referente as bordas do circuito, mas preferível deixar a placa com 100 x 100 mm, pois não influenciou no preço final, uma vez que importando placas da China, o preço se mantém em torno U$ 2,00 para placas de 100 x 100 mm, sem considerar os custos com transporte e taxas.
Os anodos dos LEDs foram conectados para formar as linhas da matriz, e os catodos foram conectados para formar as colunas.
Para que a matriz de leds funcione, é necessário a utilização de um microcontrolador, e através de um processo de varredura, é feito o acionamento apenas dos LEDs que são necessários para mostrar uma mensagem ou pictrograma.
A seguir, é apresentado uma série de vídeos que postei no YouTube, para mostrar o funcionamento da placa em diferentes aplicações:
Foi utilizado o ATMEGA328P e programado em linguagem C, mas desta vez não foi utilizada a IDE do Arduino para programação, e sim o CLI (Comand Line) do Linux.
Abaixo o diagrama esquemático da matriz.
Até o próximo post!