Neste post vamos ver como ficou o projeto da nova placa do CLP PIC Wantronics, na verdade do novo CLP PIC Wantronics. O layout da PCB foi feito recentemente, e após aquisição da placa de circuito impresso e dos componentes foi possível realizar os primeiro testes da placa.
O CLP PIC possui 6 entradas digitais, com opto acopladores de quatro terminais, muito utilizado em fontes de alimentação chaveada, o PC817. Todas as entradas possuem indicação luminosa com LEDs SMD 0805.
O CLP PIC também conta com 6 saídas digitais a relés, e suporta uma corrente de 8 A para cargas DC, 15 A para 125 Vac e 10 A para 220 Vac.
O microcontrolador do CLP PIC é o PIC16F628A.
O microcontrolador PIC16F628A é um componente de fácil aquisição no Brasil, fácil de programação, pois pode ser feito em linguagem Assembly, linguagem C e até em Ladder com o LDmicro.
Regulador de tensão do CLP PIC
O CLP PIC tem duas opções de tensão de alimentação, 12 Vcc ou 24 Vcc, entretanto há necessidade de mudar apenas os relés.
O CI regulador de tensão utilizado foi o LM317, um resistor de 1k, o resistor R2, e o resistor R1 de 330 R.
Na próxima figura podemos visualizar o circuito da fonte.
Foi adicionou-se um jumper após a saída de 5 Vcc do LM317, pois caso a houvesse algum problema na fonte ou em algum componente, isso poderia fazer com que surgisse uma tensão acima de 5 Vcc no PIC16F628A, podendo ocasionar a perca do componente.
Além disso, durante o layout, adicionou-se uma área acima do LM317 com uma camada de cobre estanhada, para que funcione como um dissipador de calor na própria PCB, mas como o circuito alimenta apenas o microcontrolador PIC e fornece uma tensão de referência para os opto acopladores, não há consumo excessivo de corrente.
O Microcontrolador PIC16F628A
Como dito anteriormente, o microcontrolador utilizado neste projeto foi o PIC16F628A, um microcontrolador com 18 terminais, mas é um microcontrolador fácil de programar e que possuí muitas funcionalidades.
No circuito do microcontrolador foi adicionador um cristal oscilador de 4 MHz, isso faz com seja possível a programação em Ladder com o LDMicro.
Na próxima imagem podemos visualizar os detalhes do microcontrolador PIC16F628A.
Além do microcontrolador, é possível ver o CI que faz o acionamento dos 6 relés, o ULN2003A.
Conclusão
Para finalizar, o CLP PIC Wantronics é uma solução de baixo custo para automação, sendo possível sua utilização em aplicações industriais, comerciais e residencias, além da possibilidade da utilização do mesmo para prototipagem e testes, e trabalhos de TCC.
Em posts anteriores, onde idealizei o projeto, houve a necessidade de alterações nas nets dos microcontrolador. Entretanto quando as placas chegaram, e a montagem foi feita, iniciei a etapa de testes, e verifiquei que houve problemas na escolha de um dos terminais do microcontrolador, o pino RA4, que está sendo usando como saída para acionar o relé 1.
Não há problema na utilização de terminal como saída, mas existe a necessidade de se adicionar um resistor de Pull-Up, e esse resistor não foi previsto no layout da placa de circuito.
No próximo post vamos mostrar o código no compilador da Microchip e o MPLABX. A seguir deixo os links para direcionar para os posts anteriores, onde apresento o projeto da placa, tanto detalhes de layout como do diagrama esquemático.