Neste post será apresentado entrada e saída em Python. Também vamos aprender como usar as funções input e print e como converter uma string em inteiro.
No vídeo a seguir são mostrados alguns códigos usando as funções de Input e print do Python, e como converter uma variável do tipo string em inteiro.
Códigos
No vídeo para programação e execução dos códigos está sendo utilizado o ambiente Linux. Mas podem ser utilizadas outras ferramentas como Idle, Geany, Pycharm, ou até mesmo compiladores online.
No código a seguir é mostrado um exemplo de como usar entrada e saída com Python.
nome = input("Entre com o seu nome: ")
print ("O seu nome é " + nome)
Existem maneiras de escrever o mesmo código usando uma quantidade menor de linhas de comando, e obter assim o mesmo resultado, como apresentado abaixo:
print("O seu nome é " + input("Entre com o seu nome: "))
Como apresentado no vídeo o resultado da saída será o mesmo, entretanto a primeira opção pode deixar o código melhor organizado do que a segunda opções, além de ser mais fácil para entender e fazer uma manutenção no futuro.
Um outro exemplo é pedir que o usuário digite dois números e imprimir na saída o resultado da soma dos dois números. Para isso pode ser usado o código a seguir:
x = input("Entre com o primeiro número ")
y = input("Entre com segundo número ")
z = x + y
print ("A soma dos dois número é igual a " + z)
Executando o código acima usando Python e atribuindo valores para x e para y, como por exemplo, 12 e 32 respectivamente, quando o Python imprimir a saída o resultado será igual a 1232 e não igual a 44 como esperado. Isso acontece porque a função input do Python recebe os valores do teclado como string e não como inteiro, e isso faz com que a função print concatene os valores de x e y.
A maneira de contornar esse problema é transformar os valores de x e y em inteiros. Para isso podemos fazer como mostrado no código abaixo:
x = input("Entre com o primeiro número ")
y = input("Entre com segundo número ")
z = int(x) + int(y)
print ("A soma dos dois número é igual a " + z)
Também podemos utilizar a função eval, como mostrado abaixo:
x = input("Entre com o primeiro número ")
y = input("Entre com segundo número ")
z = eval(x) + eval(y)
print ("A soma dos dois número é igual a " + z)
Com isso quando o código for executado, e atribuindo valores para x e para y, como por exemplo, 12 e 32 respectivamente, quando o Python imprimir a saída o resultado será igual a 44.
Exercício
Faça um código que troque os valores de duas variáveis. Abaixo é mostrado um exemplo de como o código deve funcionar.
Mensagem que deve ser apresentada ao usuário do código com dois valores já preenchidos:
Entre com o valor de a: 34
Entre com o valor de b: 53
Mensagem de saída que deve ser impressa ao usuário:
O valor de a agora vale 53 e o valor de b agora vale 34.
Conclusão
Neste post foi apresentado entrada e saída em Python, isso são os primeiros passos quando se está aprendendo uma nova linguagem de programação e algoritmos. Também já é importante se atentar de como se estrutura o código e adquirir boas práticas de programação, pois como mostrado no primeiro exemplo é possível escrever um código utilizando uma quantidade menor de linhas de comando, mas é preciso se atentar para questão de organização do código, legibilidade e manutenção.
Com isso é possível avançar e resolver problemas mais complexos, resolva o exercício e continue praticando, e não deixem de visitar outras páginas do blog, e até o próximo post.