Stubs em PCB

Stubs em PCB

Neste post vamos ver os stubs em PCB, que podem causar problemas em um projeto de uma placa de circuito impresso.

No vídeo a seguir mostro como os stubs surgem durante o layout de uma placa de circuito impresso.

Se traduzindo a palavra stub para o português vamos verificar que significa toco. Então stubs em PCB nada mais são do que ‘toco ou bituca’ de cobre que podem servir como antenas, e sofrer interferências de sinais indesejados, causando problemas em componentes ou partes do circuito.

Os problemas de stubs podem ocorrer em trilhas, como apresentado na figura abaixo:

Stubs em uma placa de circuito impresso

Mas também podem ocorrer em vias, por exemplo, quando queremos conectar um sinal de um componente no Top Layer para um camada interior da nossa placa de circuito impresso, e utilizamos uma via que está conectada do Top Layer até o Bottom Layer.

Na figura abaixo é mostrado o problema de stubs em pcb quando usamos uma via ou em pads.

Stub em uma via de uma PCB multi camadas

A questão das vias acaba sendo um pouco mais complexo do que imaginamos, pois além dessa precaução com os stubs, alguns fabricantes de placas de circuito impresso não conseguem fazer vias cegas (blind vias) ou vias entre camadas (buried vias), e em alguns casos acaba ficando mais barato trabalhar com vias que atravessa a PCB inteira.

Outro ponto que merece muita atenção é com relação a adição de test points, que são pads smd expostos como mostrado abaixo, entre os resistores R4 e R4, com o objetivo de se verificar o funcionamento de um circuito, ou um ponto onde se deseja medir uma grandeza de interesse, como por exemplo, o nível de tensão de um GPIO específico de um microcontrolador. Abaixo é mostrado um exemplo de test poit formando um stub.

Stub em um test point

Durante o layout de uma placa de circuito impresso, devemos nos atentar a esses detalhes para garantir a integridade dos sinais em nossos projetos de placas de circuito impresso, e com isso evitar que outros sinais externos possam influenciar o funcionamento do circuito.

Com isso concluímos o nosso post sobre Stubs em PCB.