Algoritmo de Troca

Neste post vamos ver o algoritmo de troca usando linguagem C e também vamos conferir o mesmo algoritmo utilizando outras linguagens.

Python

Primeiro vamos verificar o algoritmo de troca usando a linguagem Python, abaixo seguem dois vídeos apresentando o algoritmo de troca de maneiras em Python.

Abaixo é apresentado o código utilizado no vídeo:

A = 12
B = 15

print ('A = ', A)
print ('B = ', B)

C = B
B = A
A = C

print ('A = ', A)
print ('B = ', B)

Outra maneira de fazer a troca de valores das variáveis A e B pode ser visto no vídeo a seguir:

Abaixo é apresenta o código utilizado no vídeo:

A = 12
B = 15

print ('A = ', A)
print ('B = ', B)

A, B = B, A

print ('A = ', A)
print ('B = ', B)

Linguagem C

No vídeo a seguir é apresentado como fazer o algoritmo de troca usando linguagem C:

Abaixo é apresentado o código que foi utilizado no vídeo:

#include <stdio.h>

int main() {
        int a = 10;
        int b = 15;
        int c = 0;

        printf ("A = %i \n", a);
        printf ("B = %i \n", b);

        c = a;
        a = b;
        b = c;

        printf ("A = %i \n", a);
        printf ("B = %i \n", b);

        return 0;
}

A seguir vamos conferir o algoritmo de troca nas linguagens C++ e Java, o que muda é apenas a sintaxe, a lógica é a mesma.

Linguagem C++

#include <iostream>

using namespace std;

int main()
{
    int a = 10;
    int b = 15;
    int c = 0;
    
    cout << "A = " << a << "\n";
    cout << "B = " << b << "\n";
    
    c = a;
    a = b;
    b = c;
    
    cout << "A = " << a << "\n";
    cout << "B = " << b << "\n";

    return 0;
}

Linguagem Java

public class Main
{
	public static void main(String[] args) {
	    int a = 10;
	    int b = 15;
	    int c = 0;
	    
		System.out.println("A = " + a);
		System.out.println("B = " + b);
		
		c = a;
		a = b;
		b = c;
		
		System.out.println("A = " + a);
		System.out.println("B = " + b);
	}
}

Conclusão

Neste post vimos o algoritmo de troca usando várias linguagens de programação, o importante é entender o que precisamos que o código faça e usar a linguagem de programação como uma ferramenta para resolver o nosso problema.