Neste post vamos ver como fazer uma lousa digital em Python, usando a biblioteca Turtle Graphics.
Abaixo é mostrado o vídeo de como implementar a lousa digital em Python e alguns testes:
Código
Abaixo é mostrado o código usado:
import turtle
wn = turtle.Screen()
wn.bgcolor ("black")
wn.setup (width = 800, height = 800)
lapis = turtle.Turtle()
lapis.speed(0)
lapis.shape ("circle")
lapis.color ("red")
lapis.shapesize (stretch_wid = 0.5, stretch_len = 0.5)
lapis.penup()
lapis.goto (0,0)
def lapis_sobe():
y = lapis.ycor()
y += 10
lapis.sety (y)
def lapis_desce():
y = lapis.ycor()
y -= 10
lapis.sety(y)
def lapis_esq():
x = lapis.xcor()
x -= 10
lapis.setx(x)
def lapis_dir():
x = lapis.xcor()
x += 10
lapis.setx(x)
def limpa_tela():
lapis.clear()
def escrever():
lapis.pendown()
def parar_escrever():
lapis.penup()
wn.listen()
wn.onkeypress(lapis_sobe, "Up")
wn.onkeypress(lapis_desce, "Down")
wn.onkeypress(lapis_esq, "Left")
wn.onkeypress(lapis_dir, "Right")
wn.onkeypress(limpa_tela, "c")
wn.onkeypress(escrever, "e")
wn.onkeypress(parar_escrever, "p")
while True:
wn.update()
Além do controle feito pelo teclado do computador também é possível fazer o mesmo controle por outros métodos, como por exemplo através de um microcontrolador.
Neste post vimos como fazer uma lousa digital em Python, e até o próximo post.