Como fazer a leitura de vários sensores usando apenas uma entrada AD

Como fazer a leitura de vários sensores usando apenas uma entrada AD

Neste post você vai aprender como fazer a leitura de vários sensores usando apenas uma entrada AD, isso é muito útil quando se deseja aumentar o número de entradas de um microcontrolador.

No vídeo abaixo é apresentado uma maneira de se aumentar número de entradas usando um Arduino Uno e alguns diodos.

Código

O código utilizado no projeto é apresentado a seguir:

int AD = 0;
int i = 0;

void setup()
{
  pinMode(7, OUTPUT);
  pinMode(6, OUTPUT);
  pinMode(5, OUTPUT);
  pinMode(4, OUTPUT);
  pinMode(3, OUTPUT);
  
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  for (i = 7; i > 2; i--) {
    digitalWrite(i, HIGH);
    AD = analogRead(A0);
    digitalWrite(i, LOW);
    Serial.println (i);
    Serial.println (AD);
    delay(500);
  }
  
}

O código acima apenas faz uma varredura das saídas, mudando para nível lógico alto e habilitando apenas o sensor que se deseja fazer a leitura. Após isso é feito a amostragem do sinal com a função analogRead(A0), a saída é desabilitada e o valor é impresso na porta serial do Arduino. Esse processo é repetido para os demais sensores.

Simulação

Abaixo é possível fazer a simulação do circuito.

Usando uma solução melhor de hardware

Como foi mostrado no vídeo, a solução utilizando diodos não é a melhor solução. Podemos contornar os problemas dos diodos utilizando transistores MOSFET. Entretanto, vamos precisar de muitos transistores dependendo da quantidade de sensores que devem ser lidos, e isso pode ocupar muito espaço de PCB.

Uma solução interessante é a utilização de um multiplexador de sinais, com ele basta selecionar o endereço do sensor e fazer a leitura. Abaixo é mostrado o diagrama esquemático do CD4051:

Multiplexador CD4051

Com esse componente podemos fazer a leitura de 8 sensores utilizando apenas 3 saídas do nosso microcontrolador e uma entrada AD.

Conclusão

Neste post vimos como fazer a leitura de vários sensores usando apenas uma entrada AD do microcontrolador. Também é possível usar a mesma técnica para fazer a leitura de entradas digitais.

Isso é tudo pessoal e até o próximo post.