Neste post vamos analisar qual lâmpada acende com maior brilho em um circuito em série, onde as resistências das lâmpadas são diferentes.
No vídeo a seguir é apresentado a simulação do nosso circuito.
Circuito Série
No circuito série a lâmpada com maior resistência irá acender com o brilho mais forte, uma vez que a a tensão será maior em seus terminais em relação a lâmpada de menor resistência.
Como o circuito está em série, acontece uma divisão de tensão entre os dois componentes do circuito, e sobre o elemento de maior resistência é onde vai ter o maior nível de tensão. A corrente no circuito é mesma nos dois elementos do circuito.
Fazendo o produto da tensão vezes a corrente, no elemento de maior resistência será onde vai dissipar uma quantidade maior de potência, uma vez que a tensão será maior entre seus terminais.
Lâmpadas em série eram muito utilizadas por técnicos em eletrônica na manutenção de rádios e televisores, uma vez que se o equipamento estivesse em curto circuito (resistência interna baixa), a lâmpada limitava a corrente e acendia com um bom brilho indicando que o equipamento estava danificado.
Circuito Paralelo
No circuito em paralelo a lâmpada de menor resistência irá acender com maior brilho, uma vez que irá passar mais corrente pelo seu filamento e a tensão será a mesma.
Conclusão
Neste post queria trazer uma curiosidade de forma mais conceitual, utilizando conceitos de circuito em série e em paralelo e o ambiente de simulação para verificar o que ocorre na prática.
Abaixo segue links para acesso ao ambiente, não deixem de conferir outros posts no blog Wantronics, e até o próximo post.
https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/circuit-construction-kit-dc-virtual-lab