Linguagens de programação

A seguir será feito uma introdução sobre linguagens de programação, e também sobre o sistema operacional Linux.

Linguagens de programação

No inicio da computação, não havia o número de linguagens de programação existentes hoje, haviam poucas opções para os usuários. Atualmente temos linguagens de máquina, linguagem Assembly, linguagem C, linguagem C++, Python, Java, Javascript, dentre muitas outras. As linguagens podem ser classificadas de acordo com nível que se aproximam da linguagem humana, sendo as linguagem de máquina e Assembly linguagens de baixo nível; linguagem C e C++ linguagens de alto nível, e linguagens como Python e Javascript linguagens de altíssimo nível.

As linguagens de máquina consiste basicamente de um arquivo, com uma sequência de bytes, que são gerados após a compilação de um programa em outra linguagem de programação, onde apenas o hardware do computador, ou o microprocessador consegue interpretar as informações.
A linguagem Assembly, é uma linguagem de baixo nível, mas contém uma série de instruções que são mais facilmente compreendidas por nós.
A saber, a linguagem Assembly, ainda pode ser utilizada para programação de microcontroladores, seja para estuar o principio de funcionamento do componente, ou quando são implementados em sistemas embarcados, que em alguns projetos necessitam apenas que se execute uma série de rotinas simples.
Entretanto, é possível programar os microcontroladores utilizando linguagem C, e existem até algumas soluções que permite a programação em linguagem Python.
Existem muitas discussões sobre qual linguagem de programação utilizar, ou qual o melhor componente a se utilizar, mas isso depende muito da aplicação.

Mas em programação, o mais importante é aprender sobre lógica de programação, algoritmos, e matemática discreta, e usar uma linguagem de programação como uma ferramenta que permite transformar as rotinas, e a lógica em um código de máquina que possa ser utilizado no computador, ou em um microcontrolador.
As principais linguagens e projetos que serão explorados no blog será a linguagem C e Python.

Hello World – Linguagem C GNU GCC

Existem várias distros Linux disponíveis, todas são gratuitas e livres para instalar em seus computadores. Entretanto, caso não se sinta seguro em instalar uma distro Linux em seu computador, pode utilizar o virtual Box.
Será feito um passo a passo, com o máximo de detalhas possíveis sobre como compilar um primeiro código no terminal do Linux. Inicialmente, será criado um diretório com seguinte comando:

mkdir Linguagem_C #Cria um diretório chamado Linguagem_C

Para acessar o diretório criado, utilize o seguinte comando:

cd Linguagem_C

Podemos criar mais um diretório, por exemplo, um diretório chamado Hello_World, e criar um arquivo chamado hello.c, não se esqueça de utilizar o ‘.c’, que diz ao compilador a extensão do arquivo.
Existem uma série de editores de texto, como Notepad++, Sublime, e também existem IDEs que permitem fazer toda a programação de forma integrada, mas nos exemplos e demais códigos será utilizado o VIM, um editor de texto que pode ser utilizado no terminal do Linux.
Vamos criar o arquivo hello.c

vim hello.c

O arquivo também pode ser criado com utilizando o comando touch hello.c, no terminal do Linux.

Hello World Linguagem C

Para salvar o arquivo, e sair do editor de texto, clicamos em esc, e escrevemos o comando “:wq”, isso fará com que o arquivo seja salve, e que voltemos ao Command Line do terminal no Linux.
Para compilar o código, devemos o utilizar o seguinte comando:

gcc hello.c -o hello

Após a compilação, devemos inserir as instruções para que o Linux execute o nosso código, para isso utilizamos o seguinte comando:

./hello

Abaixo segue o resultado após a compilação do código.

Compilação Linguagem C

É possível programar microcontroladores da família Atmel, como por exemplo, o ATMEGA328P pelo Command Line do Linux e microcontroladores com arquitetura ARM.
O objetivo é aprender mais sobre programação em linguagem C, sobre sistemas operacionais, e também sobre microcontroladores.

Até o próximo post.